terça-feira, 27 de maio de 2008

Samplers

Os primeiros samplers, ou mostruários, eram
essencialmente registos portáteis de desenhos e pontos, feitos em longas tiras de linho, tanto por amadores como por profissionais do bordado. Os samplers eram guardados enrolados dentro da caixa de costura e continham os motivos e os pontos característicos dos têxteis e do vestuário corrente.
Mais tarde, em faixas, passaram a incluir letras e números e muitos deles foram usados como auxiliares no ensino das crianças.
A forma dos samplers foi-se tornando gradualmente mais quadrada e a inclusão de cercaduras sugere que eles se destinavam a ser exibidos.
Durante os séc. XVIII e XIX, as raparigas deviam bordar pelo menos um, no decurso do seu período de aprendizagem. Os samplers feitos em instituições de caridade e orfanatos eram tradicionalmente bordados apenas com linha vermelha e destinavam-se a ajudar as raparigas a adquirir os conhecimentos que lhes permitiriam vir a ser aias de companhia. Neste período, continham geralmente texto e figuras de natureza moral ou religiosa.
Com o passar dos anos, o número de pontos usados diminui gradualmente até que, nos finais do séc. XVIII, o ponto de cruz era o predominante. Pássaros, árvores, borboletas e outros animais tornaram-se motivos mais populares e começaram a aparecer os números e os alfabetos.
Por exemplo, num sampler de casamento não pode faltar a chave em forma de coração como símbolo do amor, e a igreja, local onde os noivos juram amor para toda a vida.



Aqui temos outro exemplo feito já na actualidade.

Sem comentários: